Tradicional, concentrado, pastilha… os vários tipos de amaciantes que existem podem muitas vezes nos confundir, não é mesmo? 

Cada opção possui suas próprias características e recomendações de uso. Por isso, entender essas diferenças vai te ajudar na escolha do produto mais adequado às suas necessidades! 

Quer saber tudo sobre como usar cada tipo de amaciante? Então continue lendo e veja tudo o que você precisa saber sobre os tipos de amaciantes e qual escolher para lavar as suas roupas. 

O que é amaciante e para que serve? 

Usado depois da etapa de lavagem, o amaciante é um produto específico para deixar suas roupas macias, suaves, protegidas e com aquele cheirinho agradável que todo mundo adora. 

Sua formulação tem substâncias que recobrem as fibras dos tecidos e as protegem dos potenciais danos causados por atritos com outras roupas ou mesmo por conta da passagem a ferro. 

Em outras palavras, o amaciante, além de deixar a sua roupa macia e cheirosa, também serve para aumentar a vida útil dos tecidos. 

Ele também contém ingredientes característicos que perfumam as peças, como óleos essenciais, garantindo aquele aroma reconfortante de roupa limpa.  

Por exemplo, a linha de amaciantes concentrados Ypê Alquimia possui em sua composição a tecnologia Power Caps, que confere perfumação por impressionantes 90 dias. 

Tipos de amaciantes de roupa 

Com suas próprias características, os diferentes tipos de amaciantes oferecem benefícios para diferentes situações e preferências. 

Conheça um pouquinho sobre cada um a seguir. 

Amaciante Tradicional 

Os amaciantes tradicionais são mais diluídos, sendo que sua aplicação se dá em maiores quantidades.  

Por conta dos volumes maiores de uso, tais versões são normalmente vendidas em embalagens maiores, de 2L e 5L.  

Vale destacar que, mesmo sendo vendidos em preços menores, os amaciantes tradicionais não perdem em qualidade! 

Amaciante Concentrado 

Já os amaciantes concentrados são mais potentes e rendem mais. Ou seja, você usa menos quantidade do produto (em comparação ao tradicional) para cada lavagem de roupa. 

Com tecnologias mais sofisticadas, algumas versões concentradas também costumam fazer parte de linhas mais “premium”.  

Neste caso, outras funcionalidades exclusivas podem ser garantidas, como o cuidado com roupas de cores específicas, controle de odor, entre outras. 

Amaciante em pastilhas 

A terceira opção de amaciantes é a versão em pastilhas. Ainda que não seja tão usada no país, trata-se de uma opção prática que oferece alto cuidado e perfumação aos tecidos.  

No entanto, por não envolver tantas opções de mercado, esse é um tipo de amaciante com um custo mais elevado em comparação aos outros. 

Como escolher o melhor tipo de amaciante? 

Agora que você sabe um pouco sobre os tipos de amaciante, vamos entender melhor como usar? Confira como avaliar o custo-benefício de cada opção! 

Quando escolher o amaciante tradicional? 

Os amaciantes tradicionais são recomendados quando: 

  • Você precisa de uma opção prática, sendo que o produto já vem pronto para o uso, não havendo necessidade de precisão de medida. 

  • Você precisa de uma opção econômica a curto prazo, já que as versões convencionais possuem preços menores, garantindo o cuidado com as roupas de maneira mais acessível ao seu bolso.  

Quer um exemplo? A linha de amaciantes tradicionais Ypê garante tudo do bom e do melhor para cuidar de suas roupas de maneira fácil e acessível.  

Com tecnologias refinadas, as cinco versões são elaboradas para dissolverem facilmente e promoverem a maciez e cuidado por completo nas peças.    

E o melhor: com a tecnologia Power Caps, os amaciantes tradicionais Ypê promovem perfumação contínua por até 60 dias para roupas guardadas, deixando seu armário muito cheiroso!  

Quando escolher o amaciante concentrado? 

Já os amaciantes concentrados são mais usados quando: 

  • Você prefere uma opção mais compacta, com apresentações menores de embalagem, facilitando o armazenamento para quem possui pouco espaço disponível em casa. 

  • Você pretende fazer o produto render, envolvendo o uso de pouquíssima quantidade por ciclo. 

  • Você quer uma perfumação mais intensa, sendo que muitas versões de amaciantes concentrados têm tecnologias premium para promover fragrâncias mais duradouras. 

  • Você precisa de uma opção econômica a longo prazo, pois, com o tempo, o alto rendimento do produto acaba compensando - e muito! 

A linha Ypê Pink e Blue é um ótimo exemplo dos benefícios desta categoria de produto: rende até 50 lavagens com 1L de produto, perfuma por mais de 90 dias as roupas guardadas no armário, evidencia as cores das peças e torna as roupas mais macias e aconchegantes! 

Cuidados ao usar o amaciante 

Usar o amaciante é prático e simples. Porém, você deve se atentar a alguns pontos: 

  • Confira as instruções de lavagem das peças. Nem todas podem ter contato com amaciante. 

  • Para peles sensíveis, use um amaciante hipoalergênico e dermatologicamente testado. 

  • Caso use para lavagem na mão, lembre-se de enxaguar bem as peças para retirar o excesso de produto. 

  • Limpe frequentemente o dispenser da máquina para evitar acúmulos que possam comprometer a qualidade do produto, bem como o funcionamento adequado. 

6 dicas de como usar amaciante 

Vamos agora às dicas práticas? Confira! 

1.  Não despeje o amaciante diretamente nas roupas 

Ainda que o amaciante seja solúvel em água, despejá-lo diretamente nas roupas poderá dificultar que o produto atinja uniformemente todas as peças.  

Além disso, o acúmulo de produto leva ao risco de causar manchas nos tecidos, principalmente se o tecido for mais sensível! 

De maneira geral, nas lavagens na mão, recomenda-se diluir o amaciante na água antes de aplicá-lo nas roupas! 

2. No tanque, deixe o amaciante de molho com água 

Deixar a roupa de molho é muito importante para deixar as suas roupas bem macias e cheirosas. Assim, nas lavagens na mão, lembre-se de deixar o produto agindo por alguns minutinhos

3.  Na máquina de lavar, coloque o amaciante no dispenser adequado 

Sabemos bem: as várias entradas do dispenser podem confundir a gente na hora de colocar o amaciante, não é? 

Portanto, confira sempre se o produto foi adicionado ao local correto, conferindo, se preciso, o próprio manual da sua máquina de lavar. 

4. Use a quantidade indicada no rótulo do amaciante 

Para alcançar os resultados desejados, você deve seguir as recomendações do rótulo. Afinal, trata-se da quantidade desenvolvida em laboratórios para garantir a ação máxima do produto! 

5. Guarde a embalagem do amaciante em um local arejado 

Para manter a qualidade do amaciante, guarde-o no lugar certo. Deixe o frasco sempre muito bem tampado,  em locais arejados e sem exposição direta ao sol.  

6. Seque as roupas longe da umidade 

Por fim, mas não menos importante: para que o amaciante faça efeito, é preciso que a secagem seja feita adequadamente!  

Portanto, estique as roupas em locais secos e arejados, para que não haja proliferação de fungos. 

Quando não usar amaciante?  

Ainda que amemos o cheirinho do amaciante, devemos evitar o seu uso em determinadas situações: 

  • Para roupas que demandem alta absorção de umidade, como toalhas de microfibra e roupas de ginástica. 

  • Para tecidos com tratamento anti-chamas. 

  • Roupas íntimas, por questões de possíveis alergias. 

  • Determinados tecidos sintéticos, como lycra. 

Via de regra, vale sempre conferir as instruções na etiqueta das roupas antes de lavá-las! 

Conhecer estas dicas facilita muito a vida e evita prejudicar as roupas! Portanto, preste sempre atenção: os diferentes tipos de amaciantes têm funções específicas para garantir o cuidado com as suas roupas! 

Quer ficar por dentro de outros conteúdos imperdíveis de como lavar roupas? Precisa de dicas para tirar mancha de roupa colorida?  

A Ypê Explica tudo! Visite o nosso site e confira mais conteúdos sobre cuidados com as roupas e limpeza doméstica. 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Compartilhar

Este artigo foi útil? Avalie

Recomendados